Maria Isabel Sousa e Castro Carneiro , nascida em 12 de Setembro de 1955, natural de Freixo de Numão, concelho de vila Nova de Foz Côa.
Estudei na Escola Primária de Freixo de Numão e depois no Externato de Vila Nova de Foz Côa. Terminei o liceu, antigo 7º ano, no Colégio Nossa Senhora da Esperança, no Porto, onde entrei na Faculdade de Economia. Foi uma época muito conturbado na faculdade , devido ao 25 de Abril. Não acabei o curso, mas paralelamente frequentei outras formações na ACADEMIA COMERCIAL TECLA, e também o Instituto de Inglês, CAMBRIDGE SCHOOL.
Casei em 1977 e fiquei a viver em Freixo de Numão.
Desde cedo fiz alguns projectos tanto no sector agrícola como no Turismo, juntamente com o meu marido
Fiz o curso de Jovens agricultores (o primeiro que houve no concelho de V N Foz Côa ) e reformulámos a Casa Agrícola (que herdei dos meus pais), fazendo a reconversão de vinhas, olivais e amendoais, unificando as culturas, para serem tratadas com maquinaria. Para além disso fizemos uma plantação de vinha ao abrigo do PDRITM, em 1985.
No campo do turismo, em 1982, criámos uma agência de viagens e turismo, com sede em V.N. Foz Côa e mais tarde uma empresa de transportes de passageiros em autocarros , efectuando viagens turísticas organizadas.. Fiz o acompanhamento de vários grupos , tanto no país como no estrangeiro
Em 1987 abrimos uma filial no Porto, onde eu estive a trabalhar durante alguns anos, para acompanhar também as minhas duas filhas, que foram para lá estudar.
Mais tarde regressei para Freixo de Numão, pois não tendo irmãos, precisava dar apoio à minha mãe, que estava só, e passei a trabalhar no escritório de Foz Côa, até 2010.
E foi a partir daí que surgiu a CASA PAINOVA, um projecto que eu tinha em mente, há algum tempo. Pela força das circunstâncias, a minha mãe ficou doente e esteve acamado cerca de sete anos. Nessa altura deixei a agência e passei a ficar em casa para ser a sua cuidadora. E então decidi dar seguimento ao projecto, com o apoio e o incentivo das filhas. Como já tinha registado antes, a marca PAINOVA,(nome de uma quinta), para os vinhos, adoptei a para o azeite e a transformação de produtos, mais especificamente amêndoas caramelizadas, com vários sabores, compotas e geleias de vinho, e outros, sendo tudo produtos regionais.
Neste momento, juntando a agricultura ao turismo, efectuamos Workshops, com os nossos produtos, com grupos de estrangeiros que nos visitam em viagens organizadas