Ana Castro é Mestre em Comunicação e Multimédia, especialização em Audiovisual Digital, pela Universidade de Aveiro.
Foi membro de júri em vários festivais de cinema nacionais e internacionais.
Fez parte da equipa de produção da Filmógrafo – Estúdio de Animação do Porto e do Cine-Clube de Avanca, onde também é membro da direção.
Colabora na organização do Cinecôa – Festival de Cinema de Vila Nova de Foz Côa desde 2015.
É membro da direção da ASSECOM-CA (Associação Santomense de Entretenimento e Comunicação Multimédia, Cultural e Artístico) e colabora desde 2018 na organização do São Tomé Fest Film.
É presidente da XX Element Project – Associação Cultural e co-Directora do Porto Femme – International Film Festival, o primeiro festival internacional de cinema no feminino em Portugal e ainda programadora das Porto Femme Sessions, que acontecem mensalmente em vários locais (Porto, Covilhã, Fundão, Guimarães, Viseu, Braga e Aveiro).
Frequentou o curso de Gestão de Empresa Agrícola em Aveiro, o curso de Aplicação de Fitofarmacêuticos em V. N. de Foz Côa, o curso de Vinificação, Conservação e Estabilização de Vinhos e o curso de Poda na Escola Vitivinícola da Bairrada e o curso de Marketing Digital para o Setor Vitivinícola na Comissão Vitivinícola da Bairrada.
Desempenha funções no ramo do Marketing Digital e de administração na empresa Macieira de Castro, Engenharia Lda. com sede em Aveiro e na Douro Cruzinha Valley – Agricultura e Enoturismo, Lda. com sede nas Mós, Vila Nova de Foz Côa, onde, na qualidade de sócia da empresa, tem a seu cargo a Gestão e Marketing e também colabora, juntamente com as suas outras duas sócias, nas atividades agrícolas durante o ano, nomeadamente, a aplicação de fitofármacos, a poda da vinha, a vindima, a apanha da azeitona, a apanha da amêndoa, a apanha de figos, os trabalhos vínicos na adega, engarrafamento, entre outros.