Maria Hortense Nunes Martins nasceu a 21 de setembro de 1966 em Castelo Branco é Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e frequentou uma Pós-Graduação em Turismo.
Na sua vida profissional, geriu empresas de diversos sectores de atividade, pertenceu a várias associações quer regionais, quer nacionais, tendo exercido diversos cargos, na AHP, na Cotel e na AHRESP, tendo pertencido a diversos órgãos, quer conselhos fiscais, assembleias gerais e conselhos consultivos. Deu aulas como professora convidada na Escola Agostinho Roseta e no IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional.
É deputada eleita pelo Círculo de Castelo Branco à Assembleia da República na XIII Legislatura, tendo sido cabeça de lista e tendo exercido esse mandato desde 2005 (nas X, XI e XII e XIII legislaturas)
Na atual legislatura é Vice-presidente da Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas e integra a Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
É Coordenadora do Grupo de Trabalho de Turismo na CEIOP e é suplente na Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas e na Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da “Estratégia Portugal 2030”
É membro efetivo da Delegação Portuguesa da UIP – União Interparlamentar que reúne os Parlamentos do Mundo (ONU) desde 2016. Tendo sido eleita para a delegação Internacional da União Interparlamentar (UIP) e na qual pertence à Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Finanças e Comércio.
É deputada municipal na Assembleia Municipal de Castelo Branco, eleita em diversos mandatos.
Hortense Martins é Presidente da Federação do PS do Distrito de Castelo Branco (aliás a única mulher no país e foi eleita para o terceiro mandato)
Foi Vice-Presidente da Mesa da Comissão Política Nacional do Partido Socialista.
É atualmente membro da Comissão Nacional do Partido Socialista, desde há vários mandatos.
É Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil e membro do Grupo Portugal de Amizade Portugal-México e Portugal-Argentina.
Foi vice-presidente de uma associação de cariz social, na sua aldeia.
Membro da Ordem dos Economistas e na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.
Foi Presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Distrito de Castelo Branco durante vários mandatos.
Foi vice-Presidente do Grupo Parlamentar durante vários mandatos, na liderança de Alberto Martins, Carlos Zorrinho e Ferro Rodrigues.
Pertenceu a vários Comissões de Inquérito:
. Comissão de Inquérito ao processo que conduziu à venda e resolução do Banco Internacional do Funchal – BANIF 2015
. Comissão Parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão Risco Financeiro por Empresas do Sector Público- Swaps 2011-2015
. Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira- Troika 2011-2015
. Comissão Parlamentar de Inquérito ao Processo de Nacionalização, Gestão e Alienação do Banco Português de Negócios S.A.-BPN 2015
Pertenceu ainda a várias comissões e Grupos de Trabalho, como o Grupo Trabalho Têxtil durante vários mandatos e à Comissão de Segurança Social e Trabalho nomeadamente no mandato 2011-2015.
Tem participado em diversas conferências nacionais e internacionais no âmbito da UIP, da NATO e como oradora convidada.
Louvores:
– Prémio Rotary de Castelo Branco Profissional do Ano
– Prémio Mulher atribuído pelo Departamento Federativo das Mulheres Socialistas
Ano 2015