info@noblahblah.pt

Paulo Teixeira de Carvalho

Empreendedorismo, Liderança, Comunicação, Marketing

Habilitações Académicas


1984/1985 – 12º Ano de escolaridade – 1a opção (Química, Matemática, Biologia), Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia

1985/1988 – Curso de Gestão e Técnica Hoteleira efectuado na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

1988 – Curso de “Relations Publiques et Tourism”, do “Institut Français de Porto”

1991 – Acção de formação em Microsoft Word 6.0 – Operação com a duração total de 12 Horas

1992/1993 – 6º Ano de língua francesa e Literatura I, efectuado no “Institut Français de Porto”

1993 – Curso de Gestão Alimentar, no Centro de Formação Profissional do Porto do Sector Alimentar

1996 – Possuo um Certificado de uma Acção de Formação em Microsoft windows 3.11 – Operação, com a duracção de total de 7 horas

2009 – Curso de Graduação e Direcção Hoteleira

2012 – Executive Master em Gestão Hoteleira, na Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa

2016/2017 – Short Master em Enoturismo pela Universidade Portucalense (Frequência)

2018 – Curso de Formação de Formadores

Experiência Profissional


  1. Recepcionista e Night-Auditor no Hotel Solverde Granja de Março de 1989 a Janeiro de 1990.
    • Faço a abertura deste Hotel como recepcionista; passagem posterior para o trabalho da noite como Night- auditor, com formação de substituto para as mesmas funções antes da minha saída; apoio ao Director da Noite;
  2. Monitor de um curso para jovens relacionados com gestão Hoteleira, Fevereiro de 1990 a Julho de 1991.
    • Este curso foi promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e teve lugar na Quinta de S. Salvador; era destinado a formar jovens profissionais na área da hotelaria (mesa/bar) e com componentes formais (matemática, português, inglês);
  3. Estágio com o “Comité Departmental du Tourism (CDT) du Finistèrre”,França, promovido pela Câmara de Comércio e Industria Luso Francesa epelo “Conseil Géneral du Finistèrre”, de 12 de Novembro a 02 deDezembro de 1991.
    • Contacto com a (extrema) organização em termos do trabalho de segmentação e promoção turísticas de uma região com diferentes potencialidades nesta área e plano de promoção das mesmas;
  4. Assistente de Direcção no Hotel Tivoli do Porto desde 16 Março de 1992 até 28 de Julho de 1997.
    • Coordenação da remodelação dos quartos do hotel em altura em que o director foi exonerado e veio um novo director – logo após o Grupo Tivoli ter comprado a unidade; coordenação da área de eventos “Clube Residencial da Boavista” que estava ligada aohotel e igualmente do Restaurante Foco;
  5. Assistente da Directora Geral na Três Séculos (empresa de banquetes) desde 28 de Julho de 1997 a 30 de Setembro de 2001.
    • Responsabilidade pelos eventos mais importantes e a requererem mais pormenor e trabalho mais próximo com o cliente, nas Caves Taylor; responsabilidade de assistir os eventos até ao seu término;
  6. Assistente do Director Geral no Hotel Vintage House desde 1 de Outubro de 2001 a 12 de Fevereiro de 2003.
    • Assistente do Director Geral e responsável pelos grupos, que constituíam parcela muito importante da facturação da unidade; projecto hoteleiro da empresa de vinho do Porto, Taylor’s e o primeiro hotel ligado ao vinho do Douro;
  7. Director Residente no Hotel Vintage House desde 13 de Fevereiro de 2003 a 31 de Maio de 2003.
    • Substituindo o Director Geral que saiu pouco depois de a unidade ser comprada pela Douro Azul e de consequentemente deixar de ser um Relais & Chateaux – os estatutos obrigam à saída da unidade após a sua venda ou alteração de direcção; início da projecção e alargamento do projecto da Academia do Vinho, tornando a loja do hotel mais diversificada e aumentando os serviços disponíveis nesta área; implementação de inúmeros eventos ligados ao vinho que se repetiam em determinadas épocas do ano;
  8. Director no Hotel Vintage House desde 1 de Junho de 2003 a 30 de Novembro de 2007.
    • O hotel integra de novo a Relais & Chateaux sob a minha direcção e é visitado pelo actual Presidente da associação para passar na aprovação; o hotel é vendido ao Grupo CS e permaneço na direcção do mesmo continuando o mesmo trabalho;
  9. Diretor do Hotel Infante de Sagres de 3 de Dezembro de 2007 a 17 de Março de 2013;
    • Integro esta unidade antes de a formalização da compra peloGrupo Lágrimas Hotels & Emotions se efectuar, mas já convidado pelo Dr. Miguel Júdice; faço a coordenação da remodelação da unidade sem nunca se ter fechado ao público e a unidade entra para a associação Small Luxury Hotels of the World, sendo a visita de inspecção acompanhada por mim; inicio uma intensa promoção social do hotel de forma a recolocar o mesmo no mapa da cidade; inicio o projecto do Angkor Wat, gabinete de terapias ayurveda e actividades relacionadas com medicinas alternativas; acompanho a formação do projecto daLoja Castelbel, no intuito de obter mais receitas marginais para a unidade – o projecto dura até hoje com enorme sucesso; a taxa de ocupação sobe para os 60% e o arr aproxima-se dos principais concorrentes 5* da cidade – na altura o Porto Palácio e o Sheraton;
  10. Director do barco hotel AmaVida desde 18 de Março de 2013 Agosto de 2014;
    • Integro a Douro Azul como Director do barco AmaVida na semana da sua inauguração; este boutique barco hotel está alocado ao Operador Americano AmaWaterways que organiza cruzeiros de luxo nos rios da Europa, Ásia e África; segmento de mercado médio-alto e alto com cruzeiros back to back de uma semana com uma operação que decorre de Março a Novembro sem ter férias ou folgas neste período; taxas de ocupação acima dos 95% e receitas marginais da loja muito elevadas; contribuí para o alargamento dos fornecedores das lojas da empresa numa política de vendas à consignação; em época baixa participei activamente no processo de recrutamento de colaboradores para a época seguinte e trabalhei na organização de um manual de procedimentos interno;
  11. Director do barco hotel Douro Spirit de início de Setembro 30 de Novembro de 2014;
    • Mesmas funções e operação idêntica ao do AmaVida mas trabalhando para 3 diferentes Operadores, Vantage (mercado americano), All Ways (mercado belga) e Saga (mercado inglês);
  12. Director Geral do Palácio da Lousã Boutique Hotel desde 3 de Dezembro de 2014 à presente data;

Línguas faladas:
Português (língua nativa)
Francês (falado e escrito)
Inglês (falado e escrito)